Temas e suas limitações

Qual é a importância do tema de um concurso sobre contos ou crônicas serem livres? É de que o escritor pode escrever o que ele bem entender, e ele mesmo criará o seu próprio sensor de limite e de qualidade. Imagina só um autor que apenas segue aquilo que lhe é ordenado, é claro que ele pode se tornar um especialista em seguir ordens, mas nunca em ordenar. Precisamos de artistas que saibam criar independente da demanda, e que seus trabalhos por mais antigos que fiquem, devem valer por todos os anos conseguintes.  É assim que o velho Dostoievisk fez, e junto com ele o gênio Kafka e o safado do Bukowski. Muitos confundem o fanatismo com a valorização de conteúdo, se caso esse conteúdo é antigo, qual a culpa nisso?

Quando você cria um tema especifico você limita os seus participantes, e a ideia não é limitar e sim expandir, por isso que a ideia de liberdade tem que ser disseminada. Com isso, conseguiremos bater de frente com todos os tipos de grupos e suas ideias tradicionais e de cunho falso moralista. Será um sonho quando o país se tornar um lugar de mentes socialistas e abertas. É o objetivo da inteligência coletiva, levar o máximo de informação para o máximo de gente, para todos ficarem do mesmo nível intelectual, e os que se destacarem estarão em níveis acima dos que estamos acostumados a encontrar hoje. Intelectuais analfabetos.

Quando vou me candidatar em um concurso literário e vejo que o tema é de algum escritor e que terei de escrever sobre o mesmo, excluo automaticamente. Pode ser bobeira da minha cabeça, mas é acima de tudo uma limitação dos criadores do concurso. Se o intuito é encontrar um talento desconhecido, você tem que dar a liberdade para essa pessoa mostrar qual o seu talento, porra.

Escrever já foi pra gente que sabia.

  Compra no boleto e paga na lotérica
   Baixa aí que é de graça

amazon-iconsaraiva icone clube icone google play  icone agbook

      twitter 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s